A Bebidas Poty adota várias iniciativas visando a otimização do uso da água e a preservação do meio ambiente. É uma das raras indústrias brasileiras de bebidas certificada com a ISO 14001, o que assegura que o sistema de gestão integrado está em conformidade com os requisitos das normas internacionais de qualidade e meio ambiente.
A empresa promove o reuso da água no processo produtivo. A água utilizada no enxágue das embalagens é reutilizada na lubrificação da linha de produção, além da reutilização da água quente na xaroparia. Já a água de chuva é captada para uso em jardinagem e limpeza.
Outra iniciativa é fazer com que toda a água residual gerada na indústria seja tratada antes de ser devolvida ao meio ambiente. A indústria possui estação de tratamento que contempla, além das etapas preliminares, o tratamento secundário por meio de quatro lagoas. A eficiência da estação é de 93%.
A empresa também conseguiu reduzir em 17% a quantidade de água necessária no processo industrial nos últimos anos. A empresa criou em 2012 um monitoramento de medição para saber quanta água era consumida para produzir as bebidas. O objetivo era analisar os resultados visando reduzir o desperdício de água.
Em 2012 a média era utilizar 2,019 litros de água para cada litro de bebida produzida. Já em 2013 a redução passou para 1,944 litros de água por litro de bebida produzida e em 2014 houve uma redução significativa de 16,9% quando comparado ao ano de 2012. O objetivo é continuar diminuindo cada vez mais estes números.
A Poty implantou ainda projetos de reflorestamento e proteção de nascentes. Em área de 15 mil m², antes degradada, a empresa realizou o plantio de mais de 6 mil árvores nativas recuperando a mata. Entre as espécies resgatadas estão a sangria d´água, embaúba, monjoleiro, açoite de cavalo, farinha seca e até aroeiras e cedros.