Uma capela dedicada à Nossa Senhora Conceição Aparecida será inaugurada dia 23 de outubro em Potirendaba. O templo abrigará uma rara imagem da santa padroeira do Brasil, única no mundo, que foi doada à Bebidas Poty pelo bispo Diocesano de São José do Rio Preto, dom Tomé Ferreira da Silva. A capela, construída na área da empresa, terá celebrações abertas à população. A inauguração será o ponto alto das comemorações do aniversário de 68 anos de fundação da Poty.

A celebração acontece das 16h às 18h e será aberta a convidados da comunidade de Potirendaba além de autoridades do município e colaboradores da Bebidas Poty. O evento será marcado por missa presidida pelo bispo dom Tomé com a participação do frei Francisco Belloti, da Associação Francisco de Assis de Jaci, do padre Sidney da Paróquia de Potirendaba e do padre Marcos da Paróquia Santa Hedwiges de São José do Rio Preto.

A fé em Nossa Senhora está ligada nas origens da Bebidas Poty. Ainda na década de 70, quando a família Franzotti assumiu a gestão da empresa, a matriarca dona Elza (in memoriam) estava limpando o galpão onde funcionava a fábrica quando encontrou uma antiga imagem da santa. “A fé e o respeito à religiosidade são fortes em nossa empresa. A construção desta capela é uma oportunidade de demonstrarmos nossa gratidão”, afirma José Luiz Franzotti, Diretor Presidente da Bebidas Poty.

“A construção da capela durou dois anos, período no qual a imagem peregrina de Nossa Senhora Conceição Aparecida passou por 437 casas de Potirendaba e cidades da região”, explica Jolner Goulart, Gerente de Logística da Bebidas Poty, um dos organizadores da celebração.

Depois da inauguração a Capela será aberta à comunidade que poderá visitar a bonita e rara imagem de Nossa Senhora, além de participar de missas e eventos religiosos que serão celebrados no local. Os dias e horários de visitação serão definidos em breve.

Imagem única
A imagem de Nossa Senhora Conceição Aparecida foi feita em Belém, na Palestina, onde está a Igreja da Natividade, construída no local onde, segundo a tradição, Jesus teria nascido. A cidade é conhecida mundialmente por abrigar famílias de artesãos cristãos que criam obras únicas. A imagem esculpida a mão, em madeira de oliveira, tem também uma coroa e broche banhados em ouro. O manto foi bordado a mão por integrantes do projeto social Casa de Pequeno, mantido por famílias da Campanha dos Devotos. No interior do manto está bordado o selo que comemora os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida no rio Paraíba do Sul.

A capela
O projeto da Capela foi criado por Beta Bozzani, que procurou configurar um espaço de formas puras e simples para valorizar a paisagem. A obra está localizada ao lado da represa e de uma mata de preservação ambiental.

“A ideia é proporcionar um espaço para momentos de paz e contato com o divino. Um dos espaços tem uma escultura em conjunto com um espelho d’água, tudo isso representado em símbolos para conduzir ao acolhimento e à introspecção, sentimentos praticamente inerentes aos momentos de oração e fé. O resultado da simplicidade está na alma desse projeto, com pontos marcantes de beleza e paz que a capela trará a todos os visitantes”, explica Beta Bozzani.